8 dicas de como cuidar de cachorro filhote

A animação, fofura, afeição e inocência de um cachorro filhote empolga qualquer pessoa e nos deixa ansiosos para voltar para casa.

Mas, na mesma proporção em que são fofos, os filhotinhos também são sensíveis e precisam de cuidados especiais. Por isso, elaboramos as melhores dicas de como cuidar de cachorro filhote, confira a seguir

Quais os primeiros cuidados com um filhote de cachorro
Poucas coisas na vida nos trazem a alegria que um filhote de cachorro em casa nos traz.

Mas toda essa animação pode se transformar em muita dificuldade. Principalmente para aqueles que não estão preparados para enfrentar o desafio que é ter um filhote em casa. Continue a leitura e confira os cuidados essenciais que um cão filhote precisa.

Preparação da casa para receber o filhote
Na maioria das vezes o filhote costuma ser mais ativo e pode acabar quebrando objetos ou se aventurando por janelas e sacadas.

Por isso, a chegada de um novo membro na família exige mudanças e adaptações ao lar. Isso quer dizer que os tutores devem sempre manter o animal fora de perigo e acompanhar as ações dele.

Outro ponto importante é a escolha de um local tranquilo, seguro e silencioso para colocar a caminha de cachorro. E, próximo a cama, você pode providenciar o bebedouro e comedouro.

Além disso, as tomadas, os fios soltos e qualquer objeto que ofereça risco ao animal, devem estar longe de seu alcance, uma vez que representam um grande perigo.

Faça um enxoval para o pet

Assim como o enxoval de bebê, também existe o enxoval para cachorro. E tem a mesma finalidade, pois se trata de um conjunto de itens básicos que todo filhote precisa.

Para montar a lista é preciso considerar o porte, a idade e se o pet tem alguma necessidade especial.

Além disso, é muito importante saber a raça do animal. Pois em casos de filhotes peludos, é recomendado o uso de uma escova especial para escovação de pelo diária do pet.

Alimentação da forma correta

Há muitas dúvidas em relação a alimentação dos filhotes. Como por exemplo se pode dar ração para cachorro de 1 mês.

O que muitas pessoas não sabem é que ele deve ser apresentado à ração de forma gradual no período de desmame.

E, em seu segundo mês, é permitido basear a dieta do cão somente em ração. Mas precisa ser uma ração de qualidade que atenda às necessidades nutricionais do animal, como as linhas da Nutrix Pet Food.

Adaptação com os outros pets

A adaptação com os outros animais da casa é muito importante. Mas precisa ser respeitada para que aconteça no tempo em que eles se sentirem confortáveis.

Por isso, respeite o tempo de cada animal e permita que o primeiro contato do filhote com os demais pets seja por meio de uma guia ou até mesmo de um cercadinho ou portão.

Outra dica muito importante é a utilização de reforço positivo. Portanto, elogie e ofereça petiscos a ambos os animais quando você perceber que eles estão se dando bem.

Como ensinar um filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Ao escolher o local onde vai ser banheiro do pet, utilize os tapetes higiênicos porque absorvem mais e não deixam que o xixi vaze.

É importante que local onde ele vai fazer suas necessidades seja diferente do ambiente onde ele dorme.

Além disso, tenha muita calma, invista na associação positiva e mantenha o local sempre higienizado para que o cheiro do xixi no local errado não faça ele voltar.

Socialização com ambientes novos e pessoas

A socialização do cachorro filhote é a parte mais importante no desenvolvimento do animal.

Pois quando não existe uma socialização adequada, o pet pode se tornar um cão que não sabe interagir, é reativo e inseguro quando está com outras pessoas, animais e lugares diferentes.

Mas é necessário ter atenção e respeitar as orientações do médico veterinário, uma vez que o animal ainda não completou o ciclo de vacinação.

Portanto, se o animal não é vacinado, ele não pode ser colocado no chão de locais públicos. Assim como não pode ter contato com pets que não estão vacinados e saudáveis.

Gaste as energias do seu bichinho

Assim como mencionado acima, antes do período de vacinação eles não podem frequentar locais públicos como parques e passeios. Por isso é normal que um filhote de cachorro fique agitado, ansioso e com um alto nível de energia.

Então, capriche nas brincadeiras em casa para que ele possa gastar toda a energia acumulada.

Como cuidar de cachorro filhote: vacinas

Os primeiros imunizantes recebidos pelos filhotes possuem um papel importante na proteção contra microrganismos que podem causar doenças e até mesmo levar o pet a morte.

Então, a partir dos 45 dias de vida o cachorro pode tomar as vacinas polivalente e antirrábica e assim são criados os anticorpos, de modo que eles possam fortalecer o sistema imune e combater diversas doenças.

Consulte um médico veterinário para receber as orientações de como seguir o calendário de vacinação do filhote

Agora você já sabe como cuidar de cachorro filhote! E não se esqueça de oferecer um alimento completo e balanceado que supre todas as necessidades do seu cãozinho, ofereça Nutrix Pet Food.

Compartilhe com os amigos PetLovers:

Outros artigos:

Navegue pelos posts: